21/10/2007

Hamartia - Iª fase concluída

Corpo, voz e memória - workshop

Uma abordagem prática do processo criativo através da memória individual.

Através de um processo associativo despoletado por estímulos sensoriais, o corpo vivencia e reencontra um outro corpo de uma outra altura que teve comportamentos e reacções específicas, vivenciou situações e habitou outros espaços. O meu corpo habita, consciencializa e relaciona-se com o espaço e com outros corpos e elementos que nele habitam.

O corpo, aqui e agora, em relação com o espaço que habita e o corpo-memória em relação com os espaços, as pessoas, os objectos da minha memória. O corpo de agora que revive comportamentos de outrora, habita espaços da minha memória e se relaciona com pessoas e objectos dessa altura.
Os cheiros, os objectos, as texturas, as temperaturas, os sons que despoletaram um processo associativo no meu corpo.
Os objectos da minha memória. Os registos feitos pelo meu corpo.
O registo gráfico depurado da minha memória.
Abordagem de alguns aspectos técnicos do processo criativo, o trabalho do performer através de uma iniciação à metodologia das acções físicas: - o corpo e acção física, corpo em relação com o espaço, corpo em relação com os espaço e com os outros corpos no espaço. noções de ritmo, tempo-ritmo, plasticidade, organicidade, direcção, distâncias, equilíbrio, motivação, fluxo de energia, consciencialização do corpo, do espaço, dos seus elementos, e dos outros corpos no espaço, contacto inter-individual. - a voz e acção vocal como consequência da acção física que a antecede, a voz e o espaço e as ressonâncias corporais e espaciais. ________________________________________________________

Um comentário:

PostScriptum disse...

O corpo enquanto guardador de sonhos e criação.